sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

A tradicional Missa do Galo surgiu no século 2 d.C.

Foto: Tiziana Fabi/AFP Zoom A missa é tão importante que deve ser celebrada pelo próprio Papa A missa é tão importante que deve ser celebrada pelo próprio Papa

Da Redação

entretenimento@eband.com.br

A Missa do Galo faz parte da celebração do Natal assim como a ceia familiar com a troca de presentes. Dada a sua importância, o próprio Papa faz questão de rezá-la.

Alguns historiadores afirmam que ela começou no século 2 d.C com o papa de origem grega Telésforo, que ocupou o cargo mais importante da Igreja Católica entre 126 e 136.

No início, havia três missas: ao pôr-do-sol do dia 24 de dezembro, à meia-noite e a Missa de Natal, no dia 25 pela manhã. Telésforo, então, começou a celebrar uma missa na hora do cantar do galo, meia-noite. Seu nome consagra também a lenda segundo a qual nesse horário do dia 24 de dezembro, um galo teria cantado anunciando a chegada de Cristo.

Todas as velas do Advento devem estar acesas na celebração e canta-se o cântico da Glória. Tradicionalmente, as famílias voltam para casa depois da missam, colocam a imagem de Jesus no Presépio e compartilham presentes e a ceia de Natal.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial